Blog

Lançamento novas cultivares de trigo

arte-info-site-1

A Sementes Fabris, pensando em deixar seu portfólio mais abrangente e buscando atender as necessidades de nossos clientes, apresenta as novas cultivares de trigo disponíveis para a safra 2021: TBIO ASTRO, TBIO DUQUE E BRS BELAJOIA. Confira as principais características e pontos fortes de cada uma delas.

 

BRS BELAJOIA

A cultivar de Trigo BRS Belajoia é uma cultivar de ciclo precoce, entrega o melhor pacote fitossanitário do mercado, permitindo a redução de custos no controle de doenças. Além disso, apresenta potencial produtivo competitivo fornecendo segurança de um melhor custo x benefício ao produtor.

Apresenta ainda características diferenciadas de tipo de planta como porte baixo, tolerância ao acamamento e excelente perfilhamento. Todas essas características juntas permitem que a cultivar BRS Belajoia seja o trigo para o produtor que busca rentabilidade com menor custo.

É uma cultivar de ciclo precoce a médio (dependendo da região de cultivo) que apresenta em média espigamento em 80 dias e maturação em 128 dias. A qualidade tecnológica da BRS Belajoia é tipo doméstico na Região 1 e tipo pão na Região 2. Para o complexo de doenças, apresenta excelente sanidade com resistência ao oídio e ao vírus do mosaico do trigo, moderada resistência ao complexo de manchas, ferrugem da folha, septoriose e vírus do nanismo amarelo da cevada com moderada suscetibilidade a giberela.

 

Fonte: EMBRAPA

 

TBIO DUQUE

TBIO Duque é a nova cultivar desenvolvida pela Biotrigo Genética que chega com dois grandes diferenciais no segmento dos trigos branqueadores: segurança para quem produz esse tipo de grão, através de uma maior resistência às doenças de difícil controle e aumento do potencial produtivo.

O TBIO Duque apresenta ciclo precoce, alto nível de resistência nas folhas, com excelente reação ao complexo de manchas, ferrugem e bacteriose e a espiga mantém o ótimo nível de segurança, destacando-se ao enfrentar condições favoráveis à Brusone, Giberela e germinação na espiga.  Por ser de ciclo precoce, permite maior versatilidade quanto à época de semeadura, sendo indicado para todos os níveis de investimento.

 

Fonte: Biotrigo

 

A TBIO ASTRO

É um trigo melhorador, de ciclo superprecoce e se destaca no programa de melhoramento da Biotrigo depois de bater três recordes: mais resistente à germinação na espiga e ao acamamento e recordista no ranking de Força de Glúten (W), com valores médios de W em 530 10ˉ⁴J.

Completando o pacote, esta cultivar apresenta um arrojado tipo de planta e excelente vigor, desempenhando uma excelente sanidade no campo, elevado teto produtivo junto a um alto pH, com excelente nível de segurança para chuvas em pré-colheita. Possui ampla adaptação, com destaque em todas as regiões tritícolas e é indicado para áreas de médio a alto investimento. TBIO Astro é altamente responsivo ao manejo de N em cobertura e ao uso de alta tecnologia, fertilidade e manejo.

 

Fonte: Biotrigo

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM

Plante refúgio e colha longevidade!

Plante refúgio e colha longevidade! O refúgio é uma ferramenta essencial para garantir a preservação da biotecnologia agrícola a longo prazo. A implementação de um programa

Leia mais